Coworking para profissionais da saúde

Montar um consultório próprio tem se tornado cada vez menos obrigatório, especialmente para profissionais que trabalham em diferentes locais, resultando em baixa taxa de ocupação do consultório próprio. 

Afinal, um consultório implica em alugar um espaço, mobiliar, organizar a infraestrutura, computadores, limpeza. Isso sem contar as despesas fixas como pessoal, contas de água, luz, internet, IPTU, além das horas gastas pelos profissionais em fazer a gestão do espaço.

Coworkings podem ser um bom meio termo entre os dois mundos, que possibilita a existência de um espaço físico sem, necessariamente, trazer todos os custos de um modelo tradicional de consultório.

Como funciona um espaço de coworking? você como profissional liberal precisa de um espaço para trabalhar e fazer atendimentos. Então você pode alugar um consultório em diferentes modelos de contrato. Dependendo do espaço de coworking você pode ter, de fato, uma sala só sua, mas normalmente elas são compartilhadas com outros profissionais. Afinal, a ideia é que o espaço seja compartilhado, e não que os profissionais fiquem isolados.

O que um coworking oferece para os clientes? São vários os serviços que um coworking pode oferecer – mais ou menos completos de acordo com o pacote que você assina, a saber:

  • Espaço físico: A primeira e maior vantagem do coworking é o espaço físico. Um bom espaço influencia na qualidade do seu trabalho e na sua concentração. Com mobiliário adequado, como cadeiras ergonômicas, luz ideal e uma boa recepção, os coworkings garantem a você a qualidade de um consultório projetado especialmente para essa finalidade. A maior parte dos coworkings costuma oferecer estacionamento ou possuem convênios a preços mais atrativos.
  • Sistema de gestão e secretariado: os coworking oferecem secretariado para controle da sua agenda e sistema de gestão de seus pacientes, com agenda, prontuários médicos, e receituário;
  • Internet: O coworking permite acesso à internet dedicada de alta qualidade e o serviço geralmente está incluso nos planos.
  • Interação com outros profissionais: Networking é importante para qualquer profissional liberal. Ao dividir um consultório ou mesmo participar de eventos e palestras junto aos outros coworkers, fica mais fácil fazer contatos e obter referências qualificadas.
  • Flexibilidade: Os coworking têm planos flexíveis que permitem ao profissional ir ao espaço apenas em alguns dias da semana, ou fazer locações avulsas apenas para dias em que houver necessidade, pagando apenas pelas horas reservadas.
  • Consultório virtual: Para alguns profissionais é muito importante do que o consultório tenha um endereço. Com o serviço de consultório virtual, o coworking gerencia ligações, correspondências também funcionando como um endereço fiscal para você. 

Por Luiz Tenaglia – fundador do Santesaúdecompartilhada